quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

A IDADE DA LOBA




Á medida que a mulher se vai aproximando dos quarenta anos, algo se movimenta de forma silenciosa no seu interior, este movimento silencioso desagua invariavelmente numa crise.
 Este abalo acontece para que a mulher mergulhe no seu mundo interior, com o intuito de encontrar o verdadeiro significado da vida.
Algumas mulheres poderão entrar na idade da loba, por volta dos trinta e cinco anos, quando isto acontece, a crise retorna por volta dos cinquenta anos quando a mulher entra na fase da menopausa.
A menopausa é uma importante etapa da vida da mulher pois é quando ela se transforma na "MULHER SABIA".

Cada mulher vive a “crise” dos quarenta de uma forma diferente, algumas poderão sentir o efeito da crise por um período de seis meses, outras até um ano, mas o tempo é bastante relativo.


Mas o que é na verdade a “crise” dos quarenta”?


Esta crise é uma ótima oportunidade para a mulher viver de forma mais plena e significativa.
A maioria das mulheres concentram muita energia no serviço ao outro, vivem para a família, para o trabalho, para a sociedade. Muitas chegam mesmo a esquecerem-se delas mesmas, até que algo surpreendente acontece – a chegada da crise.
Quando a idade da loba chega, a mulher geralmente não negligência nenhum dos seus papéis, todos os arquétipos continuam ativos: A mãe, a esposa, a profissional, no entanto ela sente necessidade de acrescentar novos arquétipos á equação, começa lentamente a criar um lugar de destaque para si mesma, cria espaço dentro e fora si para nutrir, cuidar e dar atenção ás suas próprias necessidades, a mulher começa lentamente a perceber que deve ser a prioridade da sua própria vida.
As pessoas á sua volta começam a estranhar e não entendem o motivo desta mudança de comportamento aparentemente repentina, e tentam a todo custo fazer com que a mulher entenda que já não é a mesma, para muitas famílias a mulher continuar a ser um capacho, seria uma bênção.
É então que esta nova mulher, agora uma loba, se surpreende com o seu novo comportamento.
A crise é um momento de descoberta, para a mulher, onde se torna mais exigente e tem necessidade de reservar algum do seu tempo para gastar apenas consigo mesma.

A importância do corpo para a mulher
Durante esta crise a loba passará por mudanças na cabeça e no corpo.
A mudança do corpo é importante para a entrada na crise, principalmente a transformação hormonal como ocorre na menopausa, além de que a mulher ainda tem que lidar com questionamentos relativos ao fim da fertilidade e também da transformação física do seu corpo.
Muitas mulheres dão importância à aparência e ficam inseguras e com a autoestima em baixo quando começam a notar que a expressão do tempo no seu corpo vai deixando gravadas muitas pegadas.
Cada aumento de peso, cada ruga, ou cabelo branco que aparece, a chateia.
Ela também sente que não é mais tão cobiçada nas ruas, e junto a isto percebe muitas vezes que o seu próprio parceiro não se importa tanto com ela como antigamente.
Algumas mulheres neste momento acreditarão que devido à idade perderam o valor para os parceiros.

O que a mulher precisa de saber para não entrar em depressão?
Qualquer relação está sujeita a mudanças, e isto não está atrelado á frescura da juventude.
É compreensível que as mudanças corporais x relacionamento, poderão abalar  muitíssimo qualquer estrutura emocional por melhor que seja, no entanto não deveremos deixar que isto derrube por completo o nosso amor próprio e auto-confiança.
Muitas mulheres sentem-se de tal forma feridas no seu amor próprio, que se decidem pelo divorcio mudam de emprego, fazem plásticas ou se submetem a tratamentos exagerados de beleza.
A mudança física acrescenta “beleza” á loba, porque não existe nada mais atraente para um" homem de verdade" do que uma mulher auto-confiante, que goste de si mesma e que ande na frequência do seu próprio ritmo, feliz com aquilo que é e orgulhosa do seu caminho.

Crise no casamento

É comum na idade da loba que o casamento entre em crise, principalmente se ela casou jovem. A mulher neste momento quer viver uma paixão, quer sentir-se importante para um homem, quer ser amada.
Após muitos anos de casamento o homem e a mulher podem entrar numa zona morna, em que ambos já se acostumaram á vida que construíram em comum, e lentamente vão deixando de sentir o fogo da descoberta, é importante cuidar, estimular a parceria, mas também cativar, surpreender, mudar o jogo.
A crise pode fazer com que algumas mulheres tenham o desejo de mostrar a si mesmas que ainda têm o poder de seduzir, a mulher por volta dos quarenta anos fica muito mais ativa sexualmente e por vezes arranja homens mais novos para que possam satisfazer a sua libido, esta é uma altura em que a mãe natureza lhes dá uma ultima oportunidade de procriação.
É no momento da crise que algumas mulheres procuram fora o que não encontram no parceiro, mas não será isso que ajudará a loba a sair da crise, todos os caminhos de substituição e fuga só agravarão a sensação de frustração, o caminho eficaz será o de abrir os olhos e o coração para si mesma.


Artimanhas da loba para esquecer a crise
Muitas mulheres para fugir da crise procuram trabalhar com intensidade, porque quanto mais mantêm a cabeça ocupada com deveres, menos sobra tempo para pensar em questões pessoais. Outras não trabalham fora, mas agem como se a vida estivesse por um fio, então inventam sempre mais uma tarefa para que não tenham tempo para se confrontarem consigo mesmas.
De inicio a mulher procura várias estratégias para não pensar sobre o que está a sentir
O mergulho interno é fundamental para que a crise seja superada, responder a perguntas tais como:

“Quem sou eu?”


“Qual o significado da minha vida?”

Ajudarão a mulher a entender melhor quem é, que caminhos deverá mudar, que coisas ainda quererá fazer no futuro, é extremamente importante viver esta fase de profundo questionamento para que a mulher por volta dos cinquenta anos possa subir de nível como ser humano.
Muitas mulheres entram em depressão por acharem que não aproveitaram a juventude como deveriam.

Fatores que aceleram a entrada na crise

  • Perda de alguém próximo
  • Doença
  • Problemas no trabalho
  • Mudanças no corpo
  • problemas no relacionamento

Independente do que aconteça ou o que tenha provocado a explosão da crise, a mulher precisa entender que está perante uma oportunidade de se encontrar.
Mulheres que se amam a si mesmas e que tenham bastante força anímica, ainda assim muitas vezes não conseguem resolver o problema sozinhas.

A realização dos sonhos evita a crise?

A resposta é: Não.
 mas tem um papel amenizador. O facto é que todas passarão por um momento de maior reflexão na vida.

Realização profissional

Aquelas que possuem boa situação financeira e que conseguiram cumprir objetivos profissionais, durante a crise poderão sim, ter uma sensação de vazio interior e desejo de mudança, mesmo que estejam no auge da carreira.

O que a loba sente que a faz sofrer?
A mulher tem a sensação de que ainda não fez muito do que desejava ter feito.
O que dói á loba é a frustração e a falta de sentido na vida.
No momento da crise ela dá-se conta que muito do que fez ,foi porque recebeu influência dos outros, independentemente das influências e exigências recebidas, a loba tem o poder de escolha e maior liberdade nesta fase.
É importante que a mulher se responsabilize pelas suas escolhas passadas, para que possa ser mais livre nas suas escolhas para o futuro.
A crise tem efeito negativo quando a mulher procura evitá-la, por isso é muito importante que tome consciência de que o passado é impossível de mudar, mas que em cada dia que acorda recebe uma oportunidade de mudar o desenvolvimento da sua própria história.
Ficar presa no “deveria ter feito..." impedirá que a mulher seja verdadeiramente co-criadora da sua própria vida.


Como sair da crise?

Cada mulher tem o seu próprio tempo e experiências de vida diferentes, mas de uma forma geral a dica é:

“Adquire hábitos saudáveis, espiritualmente, fisicamente, mentalmente e emocionalmente."

A loba precisa de maturidade para entender que:

Mudar o outro.
Não é possível, apenas se a outra parte desejar! Uma relação é construída também pelas diferenças de cada um. “Primeiro aceito que eu não sou da forma que gostaria de ser e depois aceito que o outro também não é.”
Vale a pena deixar de viver o presente para ficar preso ao passado? “Primeiro eu aceito que vivi momentos de alegria, mas que nem todo o passado foi preenchido só por felicidade.”
Quando a loba chega a esta conclusão aprende a se desprender do que não tem e passa a valorizar o que conseguiu. Caso não consiga chegar a este ponto, a sensação de vazio tende a aumentar com o passar dos anos.

Medo de mudanças.
É preciso que ela largue as suas ilusões para ir atrás do que realmente quer, mesmo que não seja fácil se desprender do que a acompanhou a vida inteira. “Eu sou eu” “As minhas atitudes agora partem de mim e não daquilo que os outros esperam de mim.”
Quando a loba se livra da culpa de ter vivido conforme o desejo dos outros começa a pensar na sua verdadeira felicidade. Ela aprende que muito importa a intensidade dos sentimentos. Ela prefere um dia feliz a centenas sem sentido.


Pode acontecer de tentar e dar certo?

Grande probabilidade, porque agora a mulher tem mais consciência do que realmente é importante para ela. “Eu sei que tenho sonhos, mas a questão é: são realizáveis ou não?”
Quando a loba se questiona é para não se prender novamente a ilusões, com isso, evita perder tempo e sofrer novamente as mesmas desilusões.
A sabedoria na mulher torna-a capaz de analisar tudo o que acertou e errou na vida, e isto serve para que ela agora consiga ser ela mesma na segunda metade da vida.

Se estás a ler este escrito e sentes que estás a passar por esta crise, é importante que a partir de hoje mesmo comeces a agradecer esta fase da tua vida

Esta é uma real oportunidade de seres melhor do que tens sido até aqui

A crise é importante para a mulher.
O teu corpo renovasse a cada dia
Cuida dele ama-o que outros farão o mesmo
Desdramatiza
Solta
Deixa ir
Acredita
Esta transformação é para o teu crescimento pessoal
Respira
Acredita
e o universo agradecerá o nascimento de mais uma loba!

Com AMOR

Rute Alegria







SHARE:

2 comentários

  1. Nossa...li agora os últimos 5 anos da minha vida...passei por essa fase exatamente como o descrito e hoje sou muito feliz e não me arrependo de nada...minha vida mudou para melhor...não foi fácil...tive conflitos enfrentamentos insegurança...busquei apoio familiar psicológico e espiritual...Venci...venci com louvor...E hj vivo muito bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata pela partilha querida Renata, estarei em Agosto em são paulo facilitando uma vivência do sagrado feminino <3 beijinhos de Lisboa
      com amor
      Rute Alegria

      Eliminar

BLOGGER TEMPLATE CREATED BY pipdig