segunda-feira, 21 de maio de 2018

Aprende a cuidar da vagina segundo a Ayurveda


A cavidade vaginal pode comparar-se á cavidade bucal.
Tal como a boca, a vagina precisa de limpeza constante, de forma a permanecer livre de infecções e não ganhar mau odor. Pode apanhar infeções fungicas, bacterianas entre outras se não for regularmente limpa ou se a fauna natural interior for perturbada devido á ingestão de antibióticos.


Em condições normais de saúde, a vagina tem uma bactéria chamada Dordeline que mantém o meio vaginal acidífero, convertendo o glicógenio uma espécie de açucar segregado pelas células vaginais) em acido lactico. O meio acidico é desagradavel para o crescimento de vários agentes patológicos e assim ajuda a manter a vagina livre de infecções.

Porem se a Doderline for morta devido á ingestão de antibióticos ou á aplicação de uma outra droga na cavidade vaginal, o equilibrio natural é perturbado.

O ambiente vaginal quente e humido proporciona um excelente terreno para o crescimento de muitas bacterias patológicas, fungos etc. Isso dá lugar a problemas como irritação, inflamações e feridas.

Seguem-se alguns metodos simples para curar pequenas infeções vaginais:





Receitas naturais caseiras para curar pequenas infecções vaginais

Leite crú

  • O leite de vaca fresco, não tratado (cru), pode ajudar a restabelecer a fauna natural da vagina. Também ajuda a combater pequenos ataques patógénicos. O leite diluido com cinquenta por cento de água, deve ser usado num duche para lavar bem a cavidade vaginal. Deve repetir-se três ou quatro vezes por dia até desaparecer a infeção, se não conseguires leite cru, compra uma forma de leite menos tratada de leite numa loja de produtos naturais. O iogurte com cultura ativa também ajuda, mas o leite crú é mais eficaz.
Algodão e mel
  • Coloca na cavidade vaginal durante varias horas uma bola de algodão Bio, embebido em mel e ghi para curar pequenas irritações, podes substituir a manteiga clarificada por oleo de côco.

Alcaçuz e ghi
  • Alcaçuz em pó batido com ghi ajuda a curar feridas provocadas por parasitas. Mistura quantidades iguais de alcaçuz e de ghi- 2 colheres de chá serão suficientes para vários dias - e bata bem. Com o dedo, aplica a mistura nas paredes vaginais e á volta da cavidade vaginal. Continua a aplicar várias vezes por dia especialmente antes de deitar, até as feridas sararem.
Sementes de agrião e óleo de côco
  • Faz uma pasta fina com sementes de agrião ou de mostarda e oleo de côco, junta partes iguais e aplica nas paredes vaginais. Certifica-te que a pasta fica fina, misturando três colheres de chá de cada ingrediente, guarda no frigurifico num boião de vidro esterlizado e esta mistura dará para quatro dias. Aplica a pasta pelo menos duas vezes por dia até te veres livre da infeção. 
Caso a infeção persistir, consulta o teu ginecologista sem demora.



Espero que este artigo te seja util partilha com outras mulheres 

com Amor
Rute Alegria
SHARE:

1 comentário

  1. Mais umas boas dicas, obrigada, Rute! Como há anos que só me lavo com água, normalmente tudo está bem, lá por baixo ;)

    ResponderEliminar

BLOGGER TEMPLATE CREATED BY pipdig