sexta-feira, 18 de maio de 2018

Sabes o que diz de ti o teu peso?


Quando falamos em problemas de peso, é fácil associarmos este conceito a gordura excessiva, uma vez que a sociedade ocidental idolatra a magreza, no entanto um peso insuficiente revela igualmente um desequilíbrio não só ao nível do corpo físico, mas também dos corpos emocional, espiritual e psíquico.

Para a maioria das mulheres, ter um corpo sinuoso com curvas marcadas ou uma barriga que não seja exatamente igual a uma tabua de engomar é sinónimo de vergonha e de uma autoestima comprometida, mesmo quando a balança aponta para um IMC medio equilibrado e saudável a tendência é sentirem que as carnes são demasiado abundantes para os ossos.
Isto acontece por sermos massivamente enganadas pela Indústria, que usa rapariguinhas de13 /14 anos, “fotoshopadas”, maquilhadas e vestidas como mulheres adultas de 30, para nos vender antirrugas e roupas sensuais.
Ao olharmos para o bikini assente no corpo tal qual um cabide, sentimos uma sensação de triunfo, e de aceitação social, conseguimos caber num 36, quando a nossa estatura pediria um 38, obviamente que para muitas mulheres isto significa passar por um processo de desnutrição profundo.





A metafisica da insuficiência de peso

O que diz de ti o teu corpo excessivamente magro?
  • Ser anormalmente magro significa que a tua vida material não atinge um nível satisfatório. 

  • A falta de peso significa que inconscientemente te sentes culpado sempre que te sentes atraído pela satisfação material, pode também significar uma preocupação extrema pela opinião dos outros, ou pelos problemas dos outros.

  • Em alguns casos pode também significar que exiges de ti mesmo, dar mais do que recebes das outras pessoas.

  • É necessário que enraizes, deixa-te tocar pelos outros com amor, aprende a saborear a vida com todas as suas nuances sem essa necessidade obsessiva de controle.


  • Muitas mulheres quando se separam dos seus companheiros, são traídas ou se apaixonam sem serem correspondidas, tendem a definhar. Lentamente vão perdendo estrutura e amor pela vida, sentem que não merecem ser amadas ou nutridas e vão secando por dentro e isso extravasa para o seu corpo que vai desaparecendo lentamente até se tornar espectral

Mensagens do teu corpo magro
 O teu corpo diz-te:" Abre-te para receber, tu tens o direito de possuir e de viver plenamente a matéria de forma equilibrada, é seguro ocupar espaço no mundo. Nutre-te a ti e depois os outros".
Ao mudares de atitude e ao escutares e falares com o teu corpo, o teu peso vai-se equilibrar naturalmente.



O problema oposto, ter peso a mais ou ganhar peso muito facilmente tem por sua vez vários significados.


A metafisica do excesso de peso
  • Uma pessoa que vive em dieta recusa-se a responsabilizar-se pela sua vida, quer remediar o resultado sem mergulhar na fonte, pode até seguir várias dietas mas o corpo terá tendência para se revoltar, engordando o dobro na próxima oportunidade.

  • O excesso de peso pode também ser resultado de excesso de pensamentos acumulados

  • O aumento de peso está também relacionado com a fragilidade interior ou imaturidade emocional

  •  A pessoa sente-se despreparada para lidar com as relações familiares, afetivas, profissionais e sociais. 

  • A pessoa que tem excesso de peso, apresenta dificuldade de enfrentar os obstáculos da vida e recorre à comida para atenuar as suas frustrações. 

  • O prazer que sente a comer preenche o vazio emocional interno.

  • Quando o excesso de peso se transforma em obesidade representa um casulo no qual a pessoa se esconde dos seus medos, aborrecimentos, perdas, raivas, mágoas e inseguranças, quanto mais procura fugir das emoções ou das situações mal resolvidas, mais gordura acumulará.

  •  Este mecanismo, é no fundo uma ferramenta de defesa que o inconsciente cria para proteger-se daquilo que o consciente não consegue lidar


  • Muitas vezes são pessoas que apresentam uma ferida emocional profunda de abandono, então a tendência é abandonarem-se, abandonam-se a partir do momento em que começam a comer, desligam a cabeça e deixam que o animal interno venha comer por elas, muitas mulheres em consulta revelam-me que naquele momento não têm qualquer poder sobre si mesmas, comem o mais rapidamente possível para preencher o vazio que sentem, chegam a chamar-lhe buraco, este buraco é normalmente muito antigo, pode ter sido formado na pré-história da mulher, quando ainda era um feto na barriga da mãe,  sempre que a criança não recebe alimento emocional, ela sente-se como não merecedora de amor e atenção o que faz com que tenha uma necessidade de compensação imediata de alimento.

  • Em muitos casos o corpo vai-se expandindo para chamar a atenção do mundo sobre a sua existência e as suas necessidades emocionais.

Mensagens do teu corpo com excesso de peso?

O teu corpo diz-te:" É seguro existir, atreve-te a ser quem és, segue os teus sonhos, não necessitas de dar mais do que consegues, olha para mim vê como sou perfeito, já faz muito tempo que não olhas para mim com amor, que não me tratas com respeito, estou a esforçar-me para que me vejas."

Dicas para mudar de comportamento

● Não dependas dos resultados exteriores para gostares de ti mesmo

● Realiza. Não fiques pelas intermináveis planificações de um amanhã que nunca chega! conta até cinco e bora lá!

● Procura não idealizares demasiado, sê pratico e objetivo.

● Faz apenas a tua parte, cada pessoa vem á terra para se trabalhar a si mesma, larga a mão do controle, desapega-te da necessidade da validação exterior ou de julgamentos principalmente de ti mesmo.

Acredito que o processo de equilíbrio do peso e da condição de saúde integral, dependam de um processo de reprogramação comportamental, Começando por uma desintoxicação holística
.
Eu faço este acompanhamento, mas para quem quiser iniciar este processo autonomamente basta que comecem a escutar o vosso corpo e mostrarem-lhe que têm verdadeira vontade de responder positivamente ás suas necessidades.


Deixo aqui o contacto das minhas paginas 

https://www.facebook.com/Rute-Alegria-Mulher-Natureza-171289433061156/

https://www.facebook.com/rute.t.pinto?fref=mentions

Telefone: 96 735 57 68


Deixo aqui também os links de outros artigos do blog que vos ajudarão neste processo


https://utero-em-flor.blogspot.com/2018/04/plano-milagroso-para-desintoxicar-o.html

https://utero-em-flor.blogspot.com/2018/01/beneficios-do-uso-regular-dos-ovinhos.html

https://utero-em-flor.blogspot.com/2018/01/o-segredo-das-curandeiras-maias-os.html

https://utero-em-flor.blogspot.com/2018/01/sopa-detox-de-maca-abobora-e-canela.html
 Com Amor

Rute Alegria





SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

BLOGGER TEMPLATE CREATED BY pipdig