domingo, 11 de agosto de 2019

Amigo maior que o pensamento


Que me recorde
Chamei amigo/a
a uma meia dúzia de pessoas

Talvez menos...
A amizade do Touro
É coisa delicada
Não cabe em ecrãs
metáforas ou eufemismos

Não se escolhe
Não se compra nem se tolera

Uma vez tecida
Imortal tal qual um Menir

A raiz da amizade estabelece-se
no perfume antiquíssimo
dos carvalhos

Numa sintonia perfeita
de esferas

Um eco

Uma melodia
Uma escada de carne para dentro do coração do outro

No meu caso apaixono-me sempre
pela beleza dos poetas

Nunca tive nenhum amigo que não fosse poeta

Sinto saudade das noites de poesia

Da fumaça a sair-nos pelo alto das cabeças
Escorrendo--nos rubra e pegajosa
pelos cantos da boca

Sinto muita saudade de pisar em conjunto uma estrela

De ser capaz de recitar frases completas com os olhos

De ser compreendida

De sepultarmos mil segredos no peito um do outro
Assim como quem enlaça corações de seda no tronco da árvore faminta

Sulcos inteiros de amor e prosa
Macios e ébrios
como a rosa
Branca pura
espinhosa

Ao chegar o final do verão a minha casa encheu-se de luz branda

E abandono

Agora só os anjos e as visões a vêm visitar
Sinto falta dos meus amigos da desordem
falta-me a alegria e a loucura dos poetas



Com Amor
Rute Alegria

SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

BLOGGER TEMPLATE CREATED BY pipdig