A cavidade vaginal pode comparar-se á cavidade bucal.
Tal como a boca, a vagina precisa de limpeza constante, de forma a permanecer livre de infecções e não ganhar mau odor. Pode apanhar infeções fungicas, bacterianas entre outras se não for regularmente limpa ou se a fauna natural interior for perturbada devido á ingestão de antibióticos.
Em condições normais de saúde, a vagina tem uma bactéria chamada Dordeline que mantém o meio vaginal acidífero, convertendo o glicógenio uma espécie de açucar segregado pelas células vaginais) em acido lactico. O meio acidico é desagradavel para o crescimento de vários agentes patológicos e assim ajuda a manter a vagina livre de infecções.
Porem se a Doderline for morta devido á ingestão de antibióticos ou á aplicação de uma outra droga na cavidade vaginal, o equilibrio natural é perturbado.
O ambiente vaginal quente e humido proporciona um excelente terreno para o crescimento de muitas bacterias patológicas, fungos etc. Isso dá lugar a problemas como irritação, inflamações e feridas.
Seguem-se alguns metodos simples para curar pequenas infeções vaginais:
Receitas naturais caseiras para curar pequenas infecções vaginais
Leite crú
- O leite de vaca fresco, não tratado (cru), pode ajudar a restabelecer a fauna natural da vagina. Também ajuda a combater pequenos ataques patógénicos. O leite diluido com cinquenta por cento de água, deve ser usado num duche para lavar bem a cavidade vaginal. Deve repetir-se três ou quatro vezes por dia até desaparecer a infeção, se não conseguires leite cru, compra uma forma de leite menos tratada de leite numa loja de produtos naturais. O iogurte com cultura ativa também ajuda, mas o leite crú é mais eficaz.
Algodão e mel
- Coloca na cavidade vaginal durante varias horas uma bola de algodão Bio, embebido em mel e ghi para curar pequenas irritações, podes substituir a manteiga clarificada por oleo de côco.
Alcaçuz e ghi
- Alcaçuz em pó batido com ghi ajuda a curar feridas provocadas por parasitas. Mistura quantidades iguais de alcaçuz e de ghi- 2 colheres de chá serão suficientes para vários dias - e bata bem. Com o dedo, aplica a mistura nas paredes vaginais e á volta da cavidade vaginal. Continua a aplicar várias vezes por dia especialmente antes de deitar, até as feridas sararem.
Sementes de agrião e óleo de côco
- Faz uma pasta fina com sementes de agrião ou de mostarda e oleo de côco, junta partes iguais e aplica nas paredes vaginais. Certifica-te que a pasta fica fina, misturando três colheres de chá de cada ingrediente, guarda no frigurifico num boião de vidro esterlizado e esta mistura dará para quatro dias. Aplica a pasta pelo menos duas vezes por dia até te veres livre da infeção.
Caso a infeção persistir, consulta o teu ginecologista sem demora.
Espero que este artigo te seja util partilha com outras mulheres
com Amor
Rute Alegria
Mais umas boas dicas, obrigada, Rute! Como há anos que só me lavo com água, normalmente tudo está bem, lá por baixo ;)
ResponderEliminar