terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Acede à voz do amor




Aprendemos a apoiar-nos nas nossas relações, e muitas vezes ignoramos os nossos sentimentos e calamos as nossas verdadeiras necessidades.
É importante manter um dialogo activo, sincero e sem dramas... não me refiro a cobrança, mas sim da necessidade de sermos sinceros connosco mesmos, atreve-te a perguntar à tua Alma:- "sentes-te nutrida? apoiada? compreendida? segura? amada?"

Não só devemos comunicar ao outro as nossas necessidades emocionais, como também é importante mostrar interesse pela forma como o outro necessita de ser amado, que coisas o faz sentir-se seguro e confortável dentro da relação
.

Por um lado aprendemos que pedir o que precisamos é visto pela sociedade como uma falta de educação, sinal de egoísmo, ou de vulnerabilidade, por outro lado tememos perder a pessoa amada se mostrarmos as nossas necessidades.


 Muitas vezes o medo da solidão obriga-nos a esquecer de nós mesmos para assumir as necessidades dos outros, e leva-nos a silenciar os gritos da nossa alma, abri-mos fossos nas nossas relações, evocando a crença limitadora de que não merecemos sustentar relações saudáveis na nossa vida.

Dar como certo que sabemos o que o outro precisa, ou desejar que o outro adivinhe o que precisamos, são actos que vão corroendo lentamente a relação.

Silenciar as necessidades da Alma são feridas que adequirimos na infância, a maioria de nós teve uma educação que ensina a calar, a esconder as necessidades emocionais a contrariar a vontade e a criatividade.


Em contrapartida, pedir o que precisamos e estabelecer o que gostaríamos de viver como sinais de afecto, é o primeiro passo para a saúde de qualquer relação, fazê-lo, evita futuras complicações, ressentimentos, agressões e doenças nos nossos laços. Além disso, restaura a dignidade para ambas as partes, restabelecemos a ligação com o fluxo do verdadeiro amor adulto.

ps: Se não fores ouvido muitas vezes 
por favor não te repitas, 
foge enquanto é tempo...


com amor

Rute Alegria
SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

BLOGGER TEMPLATE CREATED BY pipdig