segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Porque raio ainda comemoramos o Natal?



Ontem vinha a descer o Chiado com o meu filho Gabriel e atrás de nós vinham dois amigos a lamentar em alto e bom som, a seca que era o Natal mais a chatice de ter que comprar os “dolorosos” presentes e ainda por cima ter que levar com a família.

Nisto olho para o lado e vejo o Gabriel a fechar os olhos e em voz baixa e virada para a sua interioridade murmura: “...que tristeza!” …
Sinto no seu peito a desilusão de ter de conviver num mundo de adultos, agora que tem 20 anos, em que o Natal é uma farsa para a maioria das pessoas, os presentes não são oferecidos e escolhidos segundo a voz do coração e o prazer de oferecer, mas sim por obrigação, por hipocrisia e conveniência.

A consoada e as vésperas do Natal muitas vezes são palco das mais dolorosas rixas familiares: cobranças, comparações, desilusões, confrontos etc.



Então é caso para nos questionarmos: Porque raio ainda comemoramos o Natal?

Porque o Cosmos é perfeito e nesta altura somos literalmente empurrados pelo universo a fazer a alquimia das energias passadas tanto a familiar como das varias áreas da nossa vida ou seja este é o momento em que milhões de pessoas em todo o mundo se sentam á volta de uma mesa para partilhar uma refeição, é como acender a luz da egrégora familiar, é um momento mágico em que nos ligamos á nossa árvore familiar Natal, honramos o nosso clã, ligamo-nos a todos os nossos ancestrais que partiram e ainda aqueles que estão por vir.


O Natal é possivelmente o ritual de passagem mais poderoso e transformador que tem resistido ao tempo no ocidente apesar de atualmente estarmos cegos para a sua real importância.

Ao vivermos numa época em que honramos antes de mais o Deus dinheiro e a Deusa tecnologia, temos a sensação que continuamos a comemorar o Natal não por motivos espirituais ou devocionais, mas sim por se tratar de uma tradição.

O fato de não estarmos conscientes da importância simbólica dos antigos ritos, não diminui o seu poder de atuação, mas torna a nossa evolução mais lenta e pesarosa.

hoje á noite quando estiveres sentado com a tua família lembra-te que estás no centro de um campo energético muito poderoso que te liga ao inconsciente familiar, lembra-te ainda de estar consciente no momento da consoada, abre os olhos do coração e observa que muitas forças serão ativadas com o intuito de curar a família.

Os temas que estiverem por debaixo dos panos, serão os mais importantes para trabalhar no próximo ciclo que se avizinha, possivelmente esses temas estarão na vossa família há imensas gerações e todos os Natais são novamente ativados para que sejam vistos e transmutados.

 

Como poderei compreender melhor a minha família e o meu lugar dentro da árvore familiar?
  •  observa cada um dos teus familiares sem julgamento: onde se sentam, ao lado de quem, quem fala mais, quem é silencioso, quem desempenha o papel do palhaço da família, quem é o líder quem são os seguidores, quem se esforçou mais para que o jantar possa acontecer, quem é a vitima… 
  • agora observa-te a ti mesmo: qual o teu papel, onde te sentes confortável, que pessoas fazem fricção contigo, em que sitio do teu corpo sentes esse mal estar? 
  • observa as tuas palavras sempre com amor e sem julgamento faz a tua parte 
  • E a tua parte não deve ser fingir que tudo está bem, porque se o amor que trouxeres para a família não for verdadeiro, nada vai funcionar. 

Muitas vezes em consulta ouço pessoas a dizer : “ Rute eu juro que tentei…” quando me dizem isto eu sei que o que me estão a dizer é que tentaram ser alguém que não são, tentaram não sentir coisas que sentem e fazer coisas que não querem ou com as quais não concordam isto amigo, não resulta nem ajuda na resolução de nenhuma problemática de foro relacional, fazer a nossa parte implica arranjarmos ferramentas e mecanismos internos para transformar os sentimentos de baixa frequência e feridas passadas em sentimentos positivos e que nos ajudem a ultrapassar o passado e construir um futuro melhor.

Sempre que carregamos ás costas mágoas antigas levamo-las através do nosso inconsciente para todas as áreas da nossa vida, é como um cimento que vai formando muros invisíveis que se estabelecem entre nós e os outros, estas barreiras criam a sensação ao ego de estar protegido mas o que é fato é que nos deixa sozinhos com as nossas desconfianças e medos.

 

Então o Natal não é uma invenção do Capitalismo?

É claro que uma energia de luz tão forte como é o Natal só poderia ser corrompida pela sombra: o consumismo desenfreado que só arruína as nossas carteiras e a nossa querida mãe terra.

Então como podemos tornar o Natal mais sustentável e ecológico?

  • Em primeiro lugar faz uma lista de pessoas a quem “deverias” dar presente 
  • Agora risca da lista todos os nomes que te sugiram obrigação 
  • Os que sobrarem porque os amas e porque é um prazer presenteá-los são os únicos que devem ser honrados. 
  • Ainda assim é importante que o presente seja para o outro, que corresponda ás necessidades emocionais, materiais ou até mesmo estéticas do outro e não ás tuas. 
Por vezes achamos que somos mais ecológicos se construirmos os nossos próprios presentes, armamo-nos em bons samaritanos e construímos algo completamente inútil para o outro e que só serve para amaciar o nosso ego e que invariavelmente acabará ou no lixo ou numa caixa esquecido para sempre juntamente com um monte de outros trastes semelhantes.

Por isso lembra-te se for para oferecer algo feito por ti assegura-te que é um objeto necessário para quem recebe.

Caso não tenha sobrado ninguém na tua lista, tenho que te dizer meu amor que algo muito grave se passa com a forma como te relacionas com os outros e que será prioritário para ti no próximo ano fazeres um trabalho profundo de autoconhecimento.

O Natal foi é e sempre será uma época de profunda transformação e celebração da família, do amor e principalmente do Parto.

Lembra-te que o Natal é a época privilegiada para parirmos a melhor versão de nós mesmos.

Feliz Natal

Com imenso amor 
Rute Alegria

SHARE:

1 comentário

  1. Olá Rute... sempre gostei do natal até ao ano passado. Não consegui fazer árvore nem nada relacionado. Não senti o espírito e este ano foi ainda pior. Voltei a não fazer árvore e a não ter nenhum apontamento natalício na minha casa ou na minha vida, excepto a noite de natal propriamente dita. Algo se quebrou que me fez perder o tal espírito de Natal que tinha. Não consigo perceber o que aconteceu, pois o ano passado até foi um ano bem alegre e positivo... este ano já nem tanto. A falar com uma amiga disse-lhe que de certa forma acho que me questiono sobre o cristianismo e estes rituais. Sou católica batizada mas... não sei. A minha mãe também e vai à missa e este ano também não fez árvore de natal nem os pratos e bolos que costuma. Foi uma quadra muito estranha que eu só queria que passasse rápido. Podemos falar melhor, numa consulta, talvez?

    ResponderEliminar

BLOGGER TEMPLATE CREATED BY pipdig