domingo, 23 de fevereiro de 2020

crónicas sobre a solidão



Na minha vida tenho tido a graça da confiança.

Desde menina que me confiam segredos

O meu nome poderia ter sido Pandora...ou Madalena, em um ou outro momento Salomé ou até mesmo Eva ou Lilith.


Mas a minha mãe escolheu para mim Rute, em hebraico traduzido à letra Compaixão.

Ela na verdade não sabia nada dessa tal de compaixão, mesmo porque a própria vida nunca tinha sido compassiva com ela, mas houve qualquer coisa na vibração arcaica da palavra que a fez acreditar que este era um bom nome.

As confissões de milhares de pessoas, têm enriquecido o meu mundo e com esta informação, tenho desenhado uma geometria interior cada vez mais complexa, construo dia a dia imagens padronizadas, códigos inteiros que se vão alinhando e esculpindo sulcos espectrais na minha pele

Confesso, que algumas noites, me é difícil dormir.

Durante o sono, processo centenas de histórias que nunca vivi diretamente.
É como viver mil vidas num só corpo.

Entendes?

O pecado dos Homens, é muitas vezes arquitetado na solidão.

É triste, mas é o medo de ser sozinho que nos leva pelos baldios do mundo.

É a ânsia pela admiração do outro, a fusão no outro, o consumo do outro que nos leva a fazer, pensar e ansiar por caminhos que nos afastam da nossa luz.

Do nosso centro.

Do amor que tanto procuramos.

Tenho testemunhado, que a maioria das pessoas não tem medo da morte, contando que ela venha fulgurante e com pé ligeiro

As pessoas não têm medo do não Ser.

As pessoas têm medo sim, do sofrimento e principalmente da maldita solidão e do abandono.

As pessoas não têm medo de serem esquecidas, do escuro ou da falta de oxigénio.

Elas têm medo da decadência.

Da doença e principalmente da morte dos outros, os Homens e as mulheres de todos os tempos, têm medo do vazio de se confrontarem com a sua própria existência.

A solidão é talvez o maior desafio Humano...

Este é o nosso drama maior o de sabermos que na verdade só podemos contar com a nossa própria vontade para nos expressarmos no mundo!

Rute Alegria
SHARE:

1 comentário

BLOGGER TEMPLATE CREATED BY pipdig